0

5 tipos de transtornos de ansiedade

A ansiedade é um mal comum ao novo século. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o transtorno atinge 33% da população no planeta. Porém, ao contrário da crença popular, não existe apenas uma classificação para o problema. Conheça agora 5 tipos de transtorno de ansiedade.

O excesso de informação que uma pessoa é exposta diariamente, em conjunto aos pensamentos mais acelerados, contribuem para os momentos ansiosos. Por isso, é fundamental buscar uma vida menos automatizada, além de cuidar da saúde psicológica e emocional.

Então, saiba mais sobre esse problema que afeta grande parte das pessoas em todo o mundo.

Quais são os principais tipos de transtornos de ansiedade?

O transtorno de ansiedade é reconhecido pelos especialistas pelo CID F41. Essa definição é subdividida em outras categorias. Nessas divisões estão os principais tipos desse distúrbio. Confira quais são e como eles se apresentam em um indivíduo.

1. Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)

Esse tipo de transtorno de ansiedade é caracterizado pela expectativa apreensiva ou pela preocupação exagerada com um determinado fato. Em geral, ele ocorre com a duração superior a seis meses e com sintomas físicos como: inquietação, irritabilidade, insônia, tensão muscular, baixa concentração e fadiga.

2. Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)

O TOC consiste no desenvolvimento de atos e pensamentos compulsivos. Alguns exemplos são organizar sempre os itens por cor e tamanho, além de lavar o rosto e as mãos com grande frequência. Normalmente, as ações compulsivas são formas para acalmar e eliminar da mente as imagens que se relacionam com: infecções, contaminação, sexo, agressões, religião, entre outros.  

3. Fobia social

Esse distúrbio também recebe o nome de Transtorno de Ansiedade Social. A pessoa que sofre com essa fobia apresenta medo de todas as situações de exposição social. Logo, ir a festas, reuniões, shows ou eventos em grupo pode levar a uma crise intensa de ansiedade.

4. Estresse pós-traumático

Esse quadro acontece depois de uma situação de risco para a vida de uma pessoa ou de algum ente querido. O transtorno é gerado por atos de violência que marcam o indivíduo. Por isso, mesmo após todos estarem em segurança, a pessoa relembra todo o sofrimento que passou como se estivesse acontecendo no presente. Essa lembrança é denominada por revivescência.

5. Síndrome do Pânico

Também chamada de ansiedade paroxística episódica, essa perturbação causa crises de pavor agudo. Durante esse tempo a pessoa sofre sintomas físicos como: asfixia, palpitações, suor e temores. Para o indivíduo, a iminência da morte é certa. Em alguns casos ele acredita que pode enlouquecer a qualquer instante. Seu pico dura, em média, 30 ou 40 minutos. Porém, novos ataques podem surgir a qualquer momento.

Ao saber os 5 tipos de transtorno de ansiedade mais comuns é possível entender mais sobre essa condição. Quando os distúrbios passam de um leve período ansioso para crises com sintomas físicos e consequências emocionais, está na hora de procurar ajuda especializada.

Em geral, o psicólogo é o especialista que cuida dos casos de ansiedade. Os tratamentos recomendados são: terapia, remédios naturais contra a ansiedade, mudança de estilo de vida e prática de atividades físicas. Porém, há situações que apenas podem ser tratadas com a medicação adequada.

Por isso, aos primeiros sinais da ansiedade, busque um tratamento contra a ansiedade. Assim, o problema não se desenvolve para algo mais grave.

abdet_manag

Deixe uma resposta